sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

FUTURO...

Ontem tive em casa um casal amigo. Dois licenciados. Ela trabalha num Call Center, ele vende móveis numa loja de segunda categoria. Observei semblantes carregados e muita tristeza, não de vergonha do trabalho que têm, mas sim devido ao gorar de legítimas expectativas. Não conseguem passar das casas alugadas, carros em 5ª mão, não podem ter filhos porque o ordenado não dá... falámos na reconversão de carreiras através de novos estudos... mas estão cansados de estudar para aquecer...

Pensei no futuro do meu filho. Mas o que vai ele um dia fazer, num país carregado de cunhas, onde os empregos com uma boa remuneração são quase inalcansáveis?
E eu pergunto - como aconteceu a outros Impérios que definharam, será que Portugal, enquanto nação, se aproxima do fim? Haverá massa cinzenta para fazer melhor do que estamos agora a fazer, quer na política, quer na economia e/ou cultura? Não oiço ou vejo nada de novo, apenas más cópias do que outros já fizeram. Será o suficiente para continuaramos a existir enquanto nação autónoma? O futuro de um país não depende da felicidade do seu povo e da esperança de ter uma vida decente e digna?
O túnel cada vez se prolonga mais e eu estou a perder de vista a luz da esperança. Teremos ainda forças para lutar e conseguirmos um bom futuro para os nossos filhos?

Sem comentários: